segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diga não ao Bullying




Diga Ñ ao Bullying
 
 

O bullying existe e, a quem vive longe da questão porque nem eles nem os seus filhos foram vítimas ou assistiram a esses casos, eu afirmo que é um fenómeno crescente e preocupante.

Mas a verdade é que quando um grupo de jovens estudantes (e olhem que podem ser bem crianças ainda!) escolhe uma vítima para embirrar, troçar, ou até agredir, transforma-se - passe o termo - numa matilha de lobos.

O serem muitos dá-lhes uma confiança e força especiais, e não chegam bons conselhos ou serem chamados à atenção no caso de a vítima se queixar, o que muitas vezes não acontece. Aliás é vulgar quando a vítima tenta queixar-se não ser levada a sério, e quem devia ouvi-la arrumar o caso considerando que é um exagero ou ‘mariquice’ dela.

A ideia de criar um jogo de computador, o FearNot, que em ambiente virtual encena situações de bullying parece-me inteligentíssima, porque é jogar com uma linguagem que eles entendem. Assim como me parece de aplaudir a filosofia subjacente a este jogo:
 
«A criança não é uma das personagens. Não queríamos que se sentissem vitimizadas. Queremos que sintam empatia pelas vítimas e tentem ajudá-las, para que no mundo real já possuam estratégias para lidar com as situações».

É mesmo isso. Este é um bom caminho.


                                                         Postado por: @TheZacEfron_

Nenhum comentário:

Postar um comentário